Ética nas faculdades de medicina e revisão de honorários médicos são temas centrais da reunião trimestral do Instituto Ética Saúde

Participaram do encontro a ABIMED, ABRAIDI, AMB, ANAHP, CBDL, FEHOESP, FEHOSP, IBROSS, SBOT, SOBECC e UNIDAS

O Instituto Ética Saúde convidou a advogada e especialista em Direito do Seguro, Responsabilidade Civil, Direito do Consumidor, Regulação em Seguros, Saúde Suplementar, Lei Geral de Proteção de Dados e Inovação em Seguros, Angélica Carlini, para debater os desafios e oportunidades em relação à Ética na Saúde com os integrantes do Conselho Consultivo, de Administração e de Ética do IES, no dia 14 de junho.

Angélica Carlini, que também é consultora da Fenasaude e da Confederação Nacional de Seguros – Cnseg, destacou que o número de fraudes no segmento tem aumentado, assim como os excessos e desperdícios. “Não há uma solução única e precisaríamos fazer mais. O caminho passa pela necessidade da ampliação da educação. Embora tenha havido uma regulação no setor, as escolas de saúde continuam crescendo. Nós precisamos conversar com os estudantes e mostrar que o que sustenta e dá perenidade para o sistema de saúde são os valores éticos, muito mais do que os valores técnicos. Até porque a técnica jamais será boa se a ética não a acompanhar”. E complementou: “Temos que discutir também, com muita precisão, a ética na atuação do sistema de saúde público e suplementar”.

As colocações da especialista renderam um debate construtivo sobre a necessidade também da revisão dos honorários médicos e como fazer com que a ética alcance os profissionais da saúde que não fazem parte das entidades médicas. Segundo a Associação Médica Brasileira, presente na reunião, mais da metade dos médicos não pertence a essas instituições. As entidades que representam a indústria da saúde voltaram a clamar para que os planos de saúde participem dos debates propostos pelo Instituto Ética Saúde.

Para o presidente do Conselho de Administração do IES, Eduardo Winston Silva, “esse tipo de diálogo é fundamental para a busca por soluções, que levadas à sociedade terão apoio amplo e o engajamento de outras esferas”.

O executivo de Relações Institucionais do Instituto, Carlos Eduardo Gouvêa, encerrou a reunião apresentando as atividades da diretoria nos últimos meses, com participação na Cúpula das Américas e Coalizão Interamericana para a Ética Empresarial, em Los Angeles; na MedTech Forum 2022 (“MTF”), em Barcelona, na Espanha; na Hospitalar 2022; e reunião na Controladoria Geral do Estado do Rio de Janeiro, para propor um Acordo de Cooperação Técnica.

Continue lendo

Acesse a
área exclusiva
para associados