A temática tributária foi a tônica de mais um módulo da Academia ABRAIDI

A ABRAIDI promoveu, em maio, mais uma etapa da Academia ABRAIDI. Os alunos conheceram a fundo os principais impostos aplicados ao setor de produtos para saúde.

A professora Hella Gottschefsky, que também é consultora jurídica da Associação, apresentou o pano de fundo conceitual, como a hierarquia das leis, competência tributária, formas de solução de conflitos e obrigações tributárias. Nas aulas posteriores, detalhou as características do ICMS, os principais convênios relacionados ao imposto e auxiliou a turma na identificação das informações essenciais de uma nota fiscal.

“Para fixar o conteúdo, a professora elaborou um mapa, que ilustra e descreve a aplicação de tributos em uma operação do dia a dia das empresas do setor, desde a saída do dispositivo médico do estoque até a entrada do produto na instituição de saúde, contemplando também os consignados e em regime de comodato. Aos alunos também foram apresentadas noções introdutórias de classificação fiscal de mercadorias e compliance tributário, conceito que tem sido implementado e difundido por algumas secretarias estaduais e também pela Receita Federal”, destacou o coordenador da Academia ABRAIDI, Davi Uemoto.

Ele lembrou que a dinâmica do curso foi profundamente estruturada para que as etapas anteriores auxiliassem no entendimento do módulo tributário. “Foi essencial que os alunos conhecessem, primeiramente, a operação de uma empresa e o funcionamento do setor para ter a real dimensão dos riscos atrelados à sua atividade. O curso tem demonstrado a importância de um bom planejamento e classificação correta do produto desde a fase inicial de concepção do projeto”, completou Uemoto.

As atividades da Academia ABRAIDI tiveram início em 8 de março com a formação da primeira turma com 20 alunos. A segunda turma está programada para julho e já está com inscrições abertas. Mais informações: academia@abraidi.com.br.

Continue lendo

Acesse a
área exclusiva
para associados