Webinar promovido pela ABRAIDI debate mudanças de processos na área da saúde para adequação à LGPD

O advogado Giovani Saavedra apresentou os principais pontos da lei e orientou os associados sobre como atender as novas exigências

A ABRAIDI promoveu, em 24 de setembro, o Webinar LGPD Lei Geral de Proteção de Dados com a participação do advogado e sócio da Saavedra & Gottschefsky Advogados, Giovani Saavedra. O evento foi aberto pelo diretor executivo da ABRAIDI, Bruno Bezerra, e também contou com a presença do presidente da Associação, Sérgio Rocha. 

Saavedra apresentou a nova Lei de Proteção Geral de Dados para mais de 80 associados e abordou pontos importantes que podem gerar riscos para as empresas, além de mostrar alguns cases e dar orientações sobre como se adaptar às novas exigências. “Com a LGPD em vigor, se ocorrer algum vazamento de dados e a empresa não possuir um plano para lidar com isso, ela poderá responder judicialmente. A partir de agora, é preciso ter autorização para obter dados de clientes, parceiros ou funcionário, repensar e criar processos para garantir a segurança e o tratamento dessas informações. E, principalmente, é fundamental que as empresas reflitam se é preciso obter tantas informações como são solicitadas hoje”, ressaltou o advogado.

Sérgio Rocha reforçou que todas as empresas do setor de saúde terão que se reinventar. “É difícil no começo, mas é necessário. A mudança demandará tempo, mas se não fizermos isso, correremos mais riscos, visto que o temos de informação de pacientes é algo bem grande, consequentemente, os riscos serão enormes. Por mais complexo que seja, teremos que criar uma unanimidade e tomar decisões em conjunto”, opinou o presidente da ABRAIDI. “As conversas entre associações são muito importantes, nesse momento, e esse é o papel institucional da ABRAIDI para costurar um acordo entre os players do setor e evitar problemas entre eles, tornando a adaptação mais fácil e rápida”, completou Bezerra.

Ao final, Giovani Saavedra, que esclareceu dúvidas dos participantes, informou que o Canal Compliance, no Youtube, tem diversos vídeos sobre LGPD. O diretor executivo da ABRAIDI reforçou que a Associação possui um canal exclusivo para os associados enviarem consultas: consultas@abraidi.com.br

Continue lendo

Acesse a
área exclusiva
para associados