ABRAIDI promove palestra sobre estratégia de gestão

A ABRAIDI para Saúde realizou, em 23 de janeiro, a palestra “A contabilidade como estratégia de gestão das empresas de OPME”. O consultor da JNS Consultoria Contábil e Auditoria, Josevaldo Nergino, foi o conferencista e o diretor-executivo da ABRAIDI, Bruno Bezerra, conduziu a sessão no auditório da Escola Superior de Ética Corporativa, Negócios e Inovação – ESENI, em São Paulo.

Nergino deixou claro, logo no início, que a palestra não trataria de termos técnicos, nem sobre cálculos complexos e apuração de impostos, mas abordaria a experiência concreta de trabalho e a vivência aplicada em empresas do setor de órteses, próteses e materiais especiais. O consultor apresentou as recentes mudanças no país e outras que ainda estão por vir como as reformas trabalhistas, previdenciária e tributária.

Falou da relevância em quantificar as oportunidades de negócios, mensurar o lucro por operação, o volume de vendas por vendedor, além do tíquete médio e giro de estoque. “O empreendedor precisa ficar atento a tudo”, constatou. O consultor da JNS apresentou um balanço resumido de uma empresa modelo, com a demonstração de resultados, passivos e ativos, bem como a composição patrimonial e o ciclo operacional. 
O especialista ainda ressaltou a importância de outros indicadores, como prazos médios de recebimentos e pagamentos, giro e idade média do estoque, margem líquida de vendas e ciclo de caixa e operacional. Nergino mostrou os benefícios de mensurar indicadores e eficiência operacional, além do constante acompanhamento da saúde financeira da empresa. 


Continue lendo

Acesse a
área exclusiva
para associados